Estamparia do Futuro

Definindo a Impressora para Fotolito Serigráfico

Definindo a Impressora para Fotolito Serigráfico

Compartilhe esse post!

Antes de iniciarmos baixe o ebook que eu preparei, ele é um verdadeiro guia para impressoras de fotolito: Link do ebook na plataforma.

Vamos lá.

O fotolito para ser perfeito, tem que possuir alta transparência nas áreas abertas por onde passa luz e alta opacidade, ou como se diz por aí ser bem pretinho, na área impressa e que tem que bloquear a luz.

Materiais como laserfilm, papel vegetal e o famoso óleolito (fotolito feito com papel sulfite e aplicado óleo) não possuem a transparência necessária ou a estabilidade necessária, sobretudo se for impresso em impressora a laser.

Mas vamos deixar esta questão para outro post!

Hoje sem não restam mais dúvidas que a melhor tecnologia para fotolitos com excelente custo benefício e com acesso a todos é a IMPRESSORA JATO DE TINTA e FILMES DE FOTOLITOS PRÓPRIOS PARA INKJET (jato de tinta). Dá uma olhada no fotolito na foto abaixo.

Esse fotolito é importado pela GÊNESIS GLOBAL e você acha aqui no site deles GÊNESIS GLOBAL.
Eu já fiz alguns vídeos de propaganda para o TERÇA DE SUCESSO (as lives semanais no canal da Gênesis Tintas) para divulgar o filme da Gênesis Global, dá uma olhada:

 

E tem algumas LIVES também:

Entre as grandes vantagens hoje das impressoras jato de tinta é que elas possuem um preço relativamente acessível, para você ter uma ideia uma Plotter de 60 cm de largura de impressão da HP possui um custo mais baixo que uma Laser A3.

A grande questão são as tintas, muitos me dizem que acham caro, que o toner é bem mais barato, etc, etc. O que temos que levar em conta é que a área de preenchimento de um fotolito dificilmente ultrapassa 30%, ou seja é pouca área preenchida para gastar tinta.

Na arte MAKE T-SHIRT NOT WAR abaixo a % de preenchimento extrapolou para 53,23% mas isto não é muito comum.

O software que utilizei para medir a % de preenchimento foi o APFILL INK & TONER COVERAGE CALCULATION. Este software é pago, porém possui uma versão Teste de 1 mês.

E porque não impressora laser? Pelo simples fato de ela “esquentar” a mídia (filme, papel, etc) durante a impressão, o que pode causar desencaixe já no fotolito. Além de que na maioria das vezes a impressão não ficar 100% opaca e termos que aplicar produtos para enegrecer (produtos próprios ou adaptações com solventes)

Em 2013 eu fiz um vídeo sobre a HP DESIGNJET T520 , que tenho até hoje.

 

Eu fiz um post com o passo-a-passo da revelação de matrizes, dá uma olhada aqui!

Temos aqui na Estamparia do Futuro um curso ONLINE exclusivo para assinantes com tudo que você precisa para profissionalizar sua produção de telas (matrizes) aí na estamparia. O valor está bem acessível, aproveita que esse valor não vai permanecer por muito tempo.

Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.